Toyota Land Cruiser FJ – Apresentado

ARTIGO - ACTUALIDADE

Lançado originalmente como Toyota BJ em 1951, o Land Cruiser tornou-se imediatamente o primeiro veículo a subir à sexta estação do Monte Fuji. Desde então, tem cumprido a sua missão de levar em segurança pessoas e equipamentos, em locais que só um Land Cruiser consegue chegar. Desenvolvido e melhorado com base na utilização real e global dos clientes, oferece fiabilidade, durabilidade e desempenho todo-o-terreno que permite que as pessoas vão a qualquer lugar e regressem em segurança. Este conceito foi levado mais longe e continua a evoluir até aos dias de hoje.

É um modelo emblemático da Toyota, desenvolvido e melhorado por clientes de todo o mundo há mais de 70 anos.

Até agora, o Land Cruiser incluía três séries distintas:

  • Station Wagon (Série 300): modelo topo de gama com tecnologias avançadas.
  • Heavy-Duty (Série 70): modelo robusto e durável, ideal para trabalho.
  • Modelo central (Série 250): regressa às origens com um veículo simples e resistente.

Com a chegada do novo Land Cruiser FJ, a Toyota pretende oferecer um novo valor: “Liberdade & Alegria”, mantendo a fiabilidade, durabilidade e desempenho fora de estrada que caracterizam a marca.

Combina um desempenho fora de estrada e uma mobilidade digna de um Land Cruiser com a facilidade e agilidade de ser compacto.
Utiliza a plataforma refinada da série IMV para garantir a distância ao solo e o ângulo todo terreno dignos desse nome. Esta plataforma utiliza um chassis com longarinas e travessas em aço soldadas, suspensão independente na frente e eixo rígido traseiro. Modelos conhecidos que usam esta plataforma incluem a Hilux e Fortuner.
Atinge um desempenho todo-o-terreno excecional, digno de um Land Cruiser, através da articulação da suspensão (capacidade de um pneu permanecer no solo) equivalente à Série 70.
Uma distância entre eixos mais curta (270 mm mais curta que a Série 250) garante uma excelente manobrabilidade com um raio de viragem mínimo de 5,5 m e mobilidade em terrenos fora de estrada, conferindo ao Land Cruiser um novo apelo. A adição de suportes sob o piso e a maior rigidez da carroçaria garantem uma excelente estabilidade de manuseamento.
 
Durante o desenvolvimento, extensos testes off-road identificaram pontos de melhoria para garantir a verdadeira identidade Land Cruiser: fiabilidade, durabilidade e desempenho off-road.

Personalização que faz com que queira ir a qualquer lugar.

A Toyota vai apresentar o Land Cruiser FJ no seu stand no Japan Mobility Show 2025, que se realiza de 30 de outubro a 9 de novembro, quanto à Europa ainda não existe informação clara e segundo a marca: “there are no plans for America or Europe”, adding: “The start point for this is the global south.”

Especificações Principais (Protótipo):

  • Comprimento: 4.575 mm
  • Largura: 1.855 mm
  • Altura: 1.960 mm
  • Distância entre eixos: 2.580 mm
  • Capacidade: 5 passageiros (2 filas)
  • Motor: 2TR-FE, gasolina, 2.7 litros
  • Tração: 4WD (sistema de tração às quatro rodas parcial)
  • Transmissão: 6 Super ECT
  • Potência máxima: 120 kW (163 PS)
  • Binário máximo: 246 N·m