Toyota Tacoma 2023, Inspiração para a nova Hilux?

ARTIGO - ACTUALIDADE
2024 Toyota Tacoma

Foi no passado dia 19 de Maio, que a Toyota apresentou oficialmente a nova geração da Tacoma que irá chegar ainda este ano, embora somente aos concessionários do continente americano.
Então porque falamos nisto?

Sem grande discussão a Toyota Tacoma continua como líder no segmento das pickups médias, e é habitualmente, uma fonte de grande inspiração para as gerações da sua pickup de pequena dimensão comercializada no mercado Europeu, a Hilux.

Agora que sabemos que a próxima Hilux irá utilizar a mesma plataforma de produção, esperamos que seja mais que um simples manter de tradição, e aguardamos com expectativa uma forte inspiração da Tacoma na apresentação da nova Hilux em 2025, e que fique disponíveis versões mais apuradas tal como herdar uma versão TRD Pro, bem ao estilo do que a Ford têm vindo a fazer, e bem, com a sua Ranger.

A nova Toyota Tacoma recorre à produção da nova geração sobre a plataforma da Toyota, denominada TNGA-F e já presente nos modelos Tundra, Sequoia e Land Cruiser. Oferece assim uma nova versão da arquitectura modular para veículos de carroçaria sobre chassi (body-on-frame).
É esperada a utilização de materiais mais leves, com uma rigidez torsional maior que na anterior geração, um centro de gravidade ainda mais baixo e utilização de mais alumínio na sua carroçaria.

Se seguir esta mesma tendência, a Hilux, que também irá utilizar a mesma plataforma, poderá vir possivelmente a ser também equipada com suspensão traseira independente multibraços, tal como foi agora anunciado nos modelos topo de gama da Tacoma TRD Pro e Trailhunter, e herdar outras funcionalidades.

No que toca a motorizações ainda é cedo para a Hilux, mas a Toyota anuncia que a próxima geração será a primeira a ter uma motorização híbrida disponível. Resta saber se será apresentado como um sistema de recurso a gerador que funciona como alternador e carregador de uma bateria auxiliar de 38volts que não movimenta o veículo, mas que entrega energia para momentos específicos, ou se aparecerá na forma de um sistema híbrido convencional, ou seja, uma pequena bateria aliada a um motor elétrico.

Ainda falta algum tempo, mas esperamos ansiosos pela concorrente das novas gerações da Nissan Navara e Mitsubishi L200 que também chegarão pela mesma altura.

Até lá, ficam algumas fotografias da versão americanizada, a irmã Tacoma.