Dacia Bigster – O SUV segmento C ideal para a aventura.
ARTIGO - ACTUALIDADE

A Dacia, marca reconhecida pela sua relação qualidade/preço, anunciou a abertura das encomendas em Portugal para o seu novo modelo Bigster, com as primeiras entregas previstas para o mês de Maio.
Este SUV promete revolucionar o mercado posicionando-se acima do popular Duster, oferecendo robustez, ainda mais espaço e tecnologia, mas mantendo a habitual filosofia de acessibilidade da marca.
Apresenta-se com 4,57 metros de comprimento, 1,71 metros de altura e uma distância entre eixos de 2,70 metros. Estas dimensões proporcionam um habitáculo espaçoso para cinco passageiros e uma bagageira na versão 4×4 com capacidade que varia entre os 550 e os 1853 litros, quer esteja com os bancos traseiros em posição habitual ou rebatidos respectivamente e conjugado com os habituais packs de acessórios da marca.
Tais como a Aero Cargo Box que funciona como bagageira sobre atrelado, o Pack Sleep que adiciona caixas 3-em-1, um colchão dobrável e uma mesa de refeições, o Kit de blackouts para as janelas, ou quem sabe a Tenda de porta traseira para 3 pessoas. Amantes do camping/overland fica a dica.
Tudo isto fundido num design musculado, tal como sugere o seu nome, como se fosse o irmão crescido do Duster.

Aliás, falando no Duster, é de referir que ambos partilham a mesma plataforma CMF-B, embora o Bigster seja 23 cm mais comprido e 5 cm mais alto, mantém a mesma largura de 1,81 metros.
A tão famosa altura ao solo é praticamente igual nas versões 4×4 (21,9 cm no Bigster e 21,7cm no Duster), existindo contudo, uma diferença de 1 cm (para maior no Bigster) quando comparamos as versões 4×2 dos dois modelos.
Estará disponível em quatro versões, cada uma com um conjunto distinto de equipamentos para atender às diferentes necessidades, mas para os amantes de aventura e todo-o-terreno como nós, a versão com transmissão 4×4 está somente disponível nos níveis de equipamento Expression e Extreme.
Lista de equipamento e motorizações associadas:
– Essencial » ECO-G 140cv Bi-Fuel
– Expression » TCe 140cv, EGO-G 140cv Bi-Fuel, TCe 130cv 4×4, Hybrid 155cv
– Extreme » TCe 140cv, EGO-G 140cv Bi-Fuel, TCe 130cv 4×4, Hybrid 155cv
– Journey » TCe 140cv, EGO-G 140cv Bi-Fuel, Hybrid 155cv

O Bigster TCe 130 4×4 é o mais capaz para as aventuras fora dos circuitos urbanos, possuindo uma tração integral (4×4) com sistema eletrónico Terrain Control de cinco modos de condução:
Auto: Onde a transmissão distribui automaticamente a potência entre os eixos dianteiro e traseiro de acordo com a aderência das rodas e a velocidade;
Neve: otimiza a trajetória em estradas escorregadias com configurações específicas de ESC e antiderrapagem;
Lama/Areia: para terrenos instáveis;
Off-Road: Para desempenho superior em terrenos difíceis. Muito semelhante ao modo 4×4 Lock do Duster com a distribuição de binário de forma automática e otimizada para as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a aderência e a velocidade;
Eco: otimiza o consumo de combustível regulando o ar condicionado e o desempenho do veículo. Otimiza ao máximo a distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro para limitar o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, adaptar-se à aderência da estrada;
Com uma caixa de velocidades manual de 6 velocidades, apresenta também um controlo de velocidade em descida (Hill Descent Control), que é especialmente útil para descidas em terrenos acidentados e encostas íngremes. O sistema aciona os travões para manter a velocidade do veículo sob controlo (com base na velocidade de entrada definida pelo condutor) entre os 0 e os 30 km/h.
A locomoção é assegurada por um motor turbo tricilíndrico de 1.200cc, 130 cavalos, 230nm de binário e que recorre ao seu sistema elétrico mild-hybrid de 48v como auxiliar, fornecendo aquela ajuda extra no momento certo. Não é uma estreia, mas é das primeiras vezes que a Dacia fornece um motor que utiliza o ciclo Miller em uma solução híbrida.
O seu carregamento é automático e utiliza o processo de travagem regenerativa para o efeito.

A versão Expression apresenta jante 17” o que oferece maior possibilidade de pneus adequados às aventuras, mas a versão Extreme vem melhor equipada e possibilita a aquisição do opcional de Câmara Multiview 360º.
Os preços de lançamento do Bigster para as versões 4×4 são desde 27.250€ na versão Expression, e desde 29.250€ na versão Extreme, perto de mais 2500€ que os modelos Duster 4×4 similares.
Não será certamente o melhor 4×4 do mercado, nem é esse o seu intuito, no entanto este Bigster entrega bastante pelo preço que custa.


