Dakar - Um desafio para os que partem.
ARTIGO - HISTÓRIA
Desde há 44 anos que os aficionados em todo o mundo têm assistido ao arranque do Dakar, sempre com o sentimento de que um dia também gostariam de participar. Se calhar não de todos, mas confesso que é o meu caso.
O Dakar é a derradeira aventura do fora de estrada, onde pilotos e máquinas são postos à prova durante 15 dias. Desde Jipes, Buggies, Motos, Quads, Side by Side, Camiões, pilotados por homens e mulheres fazem-se à estrada como se de uma batalha de superação pessoal se tratasse.
As marcas fazem deste o seu porta-estandarte, estando representadas oficialmente ou através de preparadores naquela prova que concilia como nenhuma outra a aventura e a competição.
Era 1977, e neste longínquo ano via não só o nascimento da minha pessoa, mas também o evento que deu depois origem ao Dakar. Então, Thierry Sabine, piloto experiente de motos, perde-se com a sua moto no deserto da Líbia durante o rali Abidjan – Nice. Numa época que sabemos que ainda era parca em recursos tecnológicos a sua sobrevivência estava seriamente em causa, mas ao fim de vários dias de busca foi salvo das areias enquanto deambulava pelo deserto, talvez durante aquelas que poderiam ter sido as suas últimas horas de vida.
Regressa a França revigorado e extasiado pela aventura e paisagens, partilha a sua ideia e imagina um percurso para aventureiros como ele que parta da Europa.
O traçado iria fazer a ligação a Alger, atravessando Agadez e terminando em Dakar, e o seu pioneiro e fundador associa então uma divisa à sua prova:
“Um desafio para os que partem. Um sonho para os restantes”.
Deste modo e com toda a convicção e alguma loucura à mistura nasce a prova rainha do todo terreno mundial.
Mais do que uma simples prova de velocidade, o Dakar exige capacidades de navegação fora de estrada e de regularidade. A resistência é palavra de ordem, uma maratona todo-o-terreno durante 15 dias. Qualquer erro por mais pequeno que seja paga-se caro e pode ditar o abandono desta prova. As lágrimas fazem parte do dia a dia, mas esta mistura de rigor físico, capacidade de superação e desempenho técnico seduz todo o tipo de pilotos, desde a Fórmula 1 aos rallies.
Tal como uma montanha ou os oceanos, inspiram os aventureiros, a escalá-las ou a navegá-los, respetivamente, participar no Dakar é superar um desafio de exceção, possivelmente o maior de toda uma vida. Mais do que a classificação final, todos os concorrentes são motivados pela chegada ao final e para tal só o conseguirão se partilharem o mesmo ideal de entreajuda, de sofrimento e de concentração…o EspiritoTT do Dakar…
Curiosidades da prova:
- A primeira prova arrancou a 26 de Dezembro de 1978, em frente à Torre Eiffel.
Partiram 170 participantes, terminando apenas 69. - Os trajectos embora sempre diferentes, foram realizados até 2007 na Europa e África, mas com o receio de ataques terroristas, em 2008 foi cancelado. Retomou-se a prova em 2009 na América do Sul, local onde permaneceu até 2019, onde viria depois para a Árabia Saudita.
- A mudança geográfica do Dakar após 2008, deu origem à prova África Eco Race através de um conjunto de pessoas que defendiam as origens da prova.
A primeira participação portuguesa ocorreu em 1982 sobre as rodas de viaturas UMM.
José Megre, Manuel Romão na primeira viatura, Pedro Cortês e Joaquim Miranda na segunda, e Diogo Amado e Pedro Vilas-Boas na terceira viatura.