Toyota Land Cruiser 250 – O regresso de um formato icónico

ARTIGO - ACTUALIDADE
Toyota LC250

O Toyota Land Cruiser 250 chega a Portugal com uma missão clara: preservar a lendária reputação do modelo no todo-o-terreno, não fosse a história do nome Land Cruiser estender-se por oito décadas e doze gerações. Com um toque moderno e mais tecnológico, mantém intacta a sua filosofia de robustez, e ao mesmo tempo que introduz novidades que prometem agradar tanto aos puristas do TT como aos condutores que buscam apenas um SUV versátil em toda a linha.

O primeiro impacto visual é marcante. A Toyota adoptou um design retro-moderno, inspirado nas anteriores gerações, mas com um toque contemporâneo, que fica refletido nas suas linhas direitas e de aparência musculada. Encontra-se somente disponível em carroçaria de 5 portas e 7 lugares, garantindo um equilíbrio entre capacidade familiar e aptidão caso o leve para trilhos mais exigentes. Caso precise, tanto os bancos de segunda e terceira fila são facilmente rebatíveis para ampliar significativamente a zona de carga.

As especificações:

No nosso mercado, este modelo está disponível, para já, apenas com o motor 2.8L turbodiesel de 204 cavalos e 500 Nm de binário que se encontram disponíveis entre as 1600 e 2800 rotações. A transmissão é feita via uma caixa automática Direct Shift de 8 velocidades, com relações mais curtas face à caixa de 6 velocidades presente noutros modelos, contando ainda com as indispensáveis redutoras.

A tração é permanente às quatro rodas, com diferencial central de deslizamento limitado Torsen, garantindo assim a distribuição da força.

Mantem a clássica estrutura de carroçaria sobre chassis de longarinas e travessas, adopta a plataforma TNGA-F da Toyota, já utilizada em veículos como LC300, Lexus LX, Tundra, Sequoia e Tacoma.

Esta configuração aumenta a rigidez do chassi em 50% e torna a carroçaria 30% mais rígida, contribuindo para uma dinâmica melhorada sem comprometer o conforto.

Em termos de dimensões, os seus 4,92 metros de comprimento assentam a colocação dos seus eixos a uma distância de 2,85 metros, contribuindo para os 32º de ângulo de entrada, 17º de saída e 25º ventrais. Com as jantes de 20” que o equipa, a altura ao solo é de 21,5 centímetros e a capacidade de passagem a vau de 70 centímetros. Não são valores excecionais, mesmo comparando dentro da família que utiliza a mesma plataforma. Por exemplo, o LC300 para a mesma distância de eixos apresenta 23,5 cm de altura ao solo, e com ângulo de entrada, saída e ventral, de 32º, 26.5º e 25º respetivamente.

No que toca à ligação ao solo, a suspensão dianteira é independente, de braço duplo triangular e molas helicoidais, enquanto o eixo traseiro rígido adota um esquema de four-links, também com molas helicoidais, garantindo robustez e estabilidade.

Uma das novidades neste modelo é a direção assistida eletricamente, o que contribui para reduzir vibrações no volante, especialmente em condução fora de estrada, onde são habituais.

A artilharia e gadgets para o todo-o-terreno:

  • Sistema SDM que permite desconectar eletronicamente a barra estabilizadora frontal, aumentando assim a articulação das rodas dianteiras em cerca de 10%.
  • Bloqueio de diferencial central.
  • Bloqueio mecânico de diferencial traseiro.
  • Seletor Multi-Terrain. Otimiza o sistema de tração as 4 rodas, que atua com o A-TRC (Active Traction Control) e que funciona como simuladores dinâmicos de diferencial dianteiro e traseiro com recurso aos travões. Apresenta as configurações habituais: Auto, Dirt, Sand, Mud, Rock, and Deep Snow.
  • Craw Control que mantém uma velocidade predefinida, para que o foco seja somente a trajectoria. (com cinco definições de muito baixa velocidade), e que pode ser conjugado com o sistema Off-road Turn Assist (OTA) para curvas mais acentuadas.
  • Controlo de Assistência em Descidas, que controla a velocidade em descidas.
  • Monitor Multi-Terrain, com 4 cameras que permite ver o que nos rodeia em seis imagens.

Conforto e Viagens

No conforto dos seus assentos aquecidos e com uma vista desafogada proporcionada pelo teto panorâmico nos primeiros cinco lugares, é possível desfrutar de uma viagem tão plena e agradável como em qualquer outro SUV domesticado.  O depósito de combustível, com uma capacidade de 80 litros, deve ser gerido para um consumo combinado de perto de 11L/100 km.

Os nossos leitores exploradores, podem usufruir do grande e bem posicionado ecrã de 12.3”, que é compatível com Apple CarPlay e Android Auto, permitindo, por exemplo, usufruir das aplicações de navegação fora de estrada. O habitáculo conta com seis portas USB-C, uma tomada de 12v na segunda fila de bancos, e ainda uma prática tomada de 220v na bagageira. E já que mencionamos os 220V, importa referir que o modelo está equipado com um inversor AC de 2400W, alimentado por um alternador de 200A, garantindo assim a reposição da energia necessária durante o funcionamento do motor.

Notamos que a versão (VX-L) por cá comercializada equipa jantes de liga leve de 20”, quando em alguns países, é possivel escolher jantes de 18” onde será mais fácil instalar pneus adequados à prática de todo o terreno. Aliás, jante 18” será o tamanho mínimo possível de instalar considerando os discos de 340mm da frente e de 335mm na traseira que equipa a versão VX-L.

Para transporte de acessórios e bagagem, o espelho retrovisor digital assegura sempre uma boa visibilidade, , independentemente de a bagageira estar completamente ocupada até cima.
Do lado exterior, a versão por cá comercializada equipa com barras de tejadilho para carga adicional ou para equipares com os teus acessórios.

Com uma capacidade de reboque de até 3500 kg, o engate é fácil e conta com um controlo de oscilação do reboque, que assegura uma estabilidade mesmo em terrenos mais assimétricos.

As notícias menos boas.

A versão comercializada em Portugal, a VX-L, tem um preço a partir de 155.950€, pois enfrenta uma penalização fiscal agressiva, que compromete qualquer ambição de se tornar um verdadeiro sucesso de vendas.

É certo que a carga fiscal europeia é muito penalizadora para este tipo de veículos, mas a discrepância de preços em relação a outros mercados é evidente. Em Espanha, a mesma versão custa 95.000€, havendo ainda a variante VX, com menos equipamento, por 85.450€ – valores alinhados com os praticados na Alemanha e em França.

Se olharmos para o Japão, país de origem do modelo, a versão de entrada VX custa cerca de 40.000€, enquanto na Austrália o preço fica abaixo dos 48.000€, já com impostos incluídos. Diferenças significativas que tornam o valor praticado em Portugal ainda mais difícil de justificar.