Ford Ranger Raptor
A 2ª geração já chegou!
ARTIGO - ACTUALIDADE
Já chegou a nova geração do Ford Ranger Raptor! Concebida para conquistar o deserto, as montanhas e tudo o mais pelo meio, a nova Ranger Raptor de segunda geração eleva a fasquia no que respeita ao desempenho off-road, apresentando-se como uma pick-up concebida para verdadeiros entusiastas.
Desenvolvida pela Ford Performance, especificamente por uma equipa australiana, a Nova Geração do Ford Ranger Raptor é a versão de máxima performance da novíssima Ford Ranger. Com tecnologia mais inteligente para controlar uma mecânica robusta e elaborada, a Ranger Raptor conjuga pura potência com precisão mecânica e técnica para criar o modelo da gama Ranger mais avançado de sempre.
Segundo a marca, “Na Nova Geração Ford Ranger Raptor, a nossa prioridade foi oferecer uma ‘pick-up’ genuinamente de elevado desempenho,” afirma Dave Burn, Engenheiro-Chefe da Ford Performance para o programa Ranger Raptor. “É significativamente mais rápida, tem um ‘look’ incrível, está repleta de novidades, e é o Ranger mais robusta de sempre.” E os entusiastas europeus da Ford Ranger têm razões especiais para festejar, uma vez que a novíssima Ford Ranger Raptor é o primeiro modelo da Nova Geração Ranger a ser lançada na Europa, com início de entregas em Portugal para o início de 2023.
Para os entusiastas da performance, a maior novidade consiste na introdução de um novíssimo motor a gasolina EcoBoost V6 3.0 biturbo, trabalhado pela Ford Performance para obter uma potência anunciada de 288 CV e 491 Nm de binário.
O motor EcoBoost V6 3.0 biturbo apresenta um bloco de cilindros em ferro-grafite, que é cerca de 75 por cento mais resistente e até 75 por cento mais rígido do que o bloco em ferro fundido tradicional. A Ford Performance concebeu o motor de modo a oferecer uma resposta imediata às solicitações do acelerador e adotou um sistema anti-lag desenvolvido para competição, semelhante ao inicialmente existente no Ford GT de estrada e no Focus ST, que permite uma entrega rápida de potência sempre que solicitada.
Disponível no modo Baja, o novo sistema anti-lag mantém os dois turbos em rotação durante até três segundos após o condutor aliviar o acelerador, permitindo uma recuperação mais rápida da aceleração à saída das curvas ou durante as passagens de caixa, quando o condutor volta a solicitar o acelerador. Além disso, o motor foi programado com um perfil individual para a resposta da sobrealimentação (turbo) em cada uma das 10 relações da caixa de velocidades automática, com vista a um desempenho otimizado.
Segundo a Ford “O motor de 3,0 litros imprime uma dinâmica diferente há Ford Ranger Raptor, sendo capaz de satisfazer mesmo os mais exigentes em matéria de desempenho”, acentuou Burn. “O poder de aceleração e o desempenho puro do novo grupo propulsor geram sorrisos de orelha a orelha”.
O novo grupo propulsor da Ranger Raptor proporciona uma aceleração sem esforço em qualquer tipo de piso, seja terra, lama ou areia. Em linha com esta abrangente performance, foi desenvolvido um sistema de escape ativo, controlado eletronicamente, que amplifica a sonoridade do motor através de quatro modos selecionáveis, de forma a modificar o carácter sonoro do Ranger. Os condutores podem escolher a sonoridade da sua preferência, para o motor, pressionando um botão no volante, ou selecionando um modo de condução que utilize uma das seguintes definições:
Quiet – dá prioridade ao silêncio em vez do desempenho e sonoridade, mantendo um ambiente tranquilo na vizinhança pela manhã.
Normal – destinado à utilização no dia-a-dia, este perfil oferece uma sonoridade de escape com presença, sem ser excessivamente elevada para a utilização na via pública. Este perfil é aplicado por defeito nos modos de condução “Normal”, “Slippery”, “Mud/Ruts” e “Rock Crawl”.
Sport – oferece uma sonoridade mais elevada e mais agressiva.
Baja – sendo o perfil de escape mais marcante, tanto em volume como em sonoridade, o modo “Baja” comporta-se como um sistema de escape direto. Destina-se apenas para utilização off-road.
O atual motor diesel biturbo de 2,0 litros EcoBlue irá continuar disponível na Nova Geração da Ford Ranger Raptor a partir de 2023, com detalhes específicos que serão divulgados mais perto da data de lançamento.
A nova Ranger Raptor conta com um chassis único quando comparado com a da nova Ranger. Nesse sentido, foi adotado um conjunto de novas soluções especificamente desenvolvidas para o Raptor, incluindo novos apoios e reforços especiais em pontos críticos como o pilar “C”, caixa de carga e roda sobressalente, bem como estruturas específicas para os limitadores da suspensão, torres da suspensão e apoios dos amortecedores traseiros. Tudo combinado para garantir há nova Ford Ranger Raptor a capacidade para lidar com as mais punitivas situações em fora de estrada.
“Os melhoramentos na suspensão da Ranger Raptor tiram o máximo rendimento dos novos amortecedores FOX® Live Valve. A suspensão adapta-se em tempo real para permitir um controlo excecional da carroçaria em estrada, ao mesmo tempo que absorve facilmente irregularidades e sulcos na condução fora de estrada, assegurando o máximo controlo e desempenho”, destacou Burn.
A nova geração dos amortecedores FOX® Live Valve de 2,5 polegadas com bypass interno apresentam uma sofisticada tecnologia de controlo com uma capacidade de amortecimento sensível à posição. Estes amortecedores são os mais sofisticados de sempre na Ranger Raptor e contêm óleo infundido com Teflon™, o que reduz o atrito em cerca de 50% em comparação com os do modelo anterior.
Embora o material seja da marca FOX®, o trabalho de afinação e desenvolvimento foi realizado pela Ford Performance utilizando um misto de engenharia assistida por computador e testes em condições reais. Tudo o resto, desde o ajuste dos parâmetros das molas até à regulação da altura em andamento, afinação das válvulas e aferição dos pontos de amortecimento, foi concebido para obter o equilíbrio perfeito entre conforto, controlo, estabilidade e tração em estrada e fora de estrada.
Em interação com os renovados modos de condução selecionáveis da nova Ranger Raptor, o sistema de by-pass interno Live Valve foi desenvolvido para proporcionar mais conforto em estrada e uma elevada qualidade de condução fora da estrada, seja qual for a velocidade do veículo.
Para além de funcionar em sintonia com os modos de condução, o sistema de suspensão funciona em segundo plano para preparar a nova Ranger Raptor para diferentes condições de utilização. À medida que os amortecedores se comprimem, diferentes pontos dentro do sistema by-pass fornecem a dose exata de apoio necessária para o curso de amortecimento que está a ser utilizado e revertem este modo de funcionamento assim que os amortecedores retomam o curso máximo em modo
Para proteger a parte inferior do veículo dos mais violentos embates no solo, o sistema FOX® Bottom-Out Control, comprovado em competição, proporciona a máxima força de amortecimento nos últimos 25 por cento do curso do amortecedor. Da mesma forma, o sistema pode endurecer os amortecedores traseiros para evitar o “afundamento” da carroçaria da Raptor sob forte aceleração, melhorando a estabilidade do veículo. Com os amortecedores a fornecer a quantidade certa de força de amortecimento em todas as posições, a Raptor mantém-se “colada” ao solo, tanto em estrada como fora dela.
A capacidade da Ranger Raptor para enfrentar terrenos acidentados foi ainda mais reforçada com fortes medidas de proteção sob a carroçaria. A placa metálica de proteção dianteira tem praticamente o dobro do tamanho da unidade montada de série na nova Geração Ranger e é realizada em aço de alta resistência com 2,3 mm de espessura. Esta placa, combinada com a proteção inferior do motor e a proteção da caixa de transferência, foi concebida para proteger componentes essenciais, tais como o radiador, sistema de direção, travessa dianteira, cárter do motor e diferencial dianteiro.
Os duplos ganchos de reboque, à frente e atrás, proporcionam pontos de resgate do veículo em situações fora de estrada; o desenho destas peças facilita o acesso a um dos ganchos de reboque caso o outro esteja enterrado, bem como permite a utilização de cintas durante os resgates em areia mais profunda ou lama espessa.
Pela primeira vez, a Ranger Raptor recebe um sofisticado sistema de tração integral às quatro rodas com uma nova caixa de transferência de duas velocidades on-demand, controlada eletronicamente, combinada com o bloqueio a 100% dos diferenciais dianteiro e traseiro, uma funcionalidade extremamente apreciada pelos entusiastas do todo-o-terreno mais radical.
“Embora a génese da Raptor esteja nas competições todo-o-terreno, é também um veículo extremamente capaz para o dia-a-dia e extremamente competente em estrada. Pensámos ‘fora da caixa’ e criámos um veículo todo-o-terreno que não necessita de modificações para ir e voltar a qualquer lado, por mais remoto que seja, com total segurança”, afirmou Burn.
Para conferir à nova Ford Ranger Raptor reais capacidades para enfrentar qualquer tipo de piso, sejam estradas alcatroadas, lama ou sulcos – e tudo o mais pelo meio – a Ford introduziu uma gama de sete modos de condução selecionáveis, 2 incluindo o modo Baja, orientado para fora da estrada, que configura os sistemas eletrónicos do veículo para o máximo desempenho em condução off-road a alta velocidade.
“Foi nossa intenção tornar o modo Baja na expressão máxima da capacidade de condução fora da estrada a alta velocidade”, refere Burn. “É uma característica fundamental para as expectativas o cliente da Ford Ranger Raptor”.
Cada modo de condução selecionável ajusta um número de componentes: motor, transmissão, sensibilidade e calibração do ABS, controlos de tração e estabilidade, acionamento da válvula de escape e resposta da direção e do acelerador. Além disso, os indicadores, as informações sobre o veículo e as cores do painel de instrumentos e no ecrã táctil central, alteram-se em função do modo de condução selecionado.
On-road (Em estrada)
Normal – concebido para conforto e baixos consumos
Sport – mais reativo para uma condução dinâmica em estrada
Slippery – para mais confiança na condução em pisos escorregadios ou irregulares
Off-road (Fora de estrada)
Rock crawl – para um controlo de condução ideal, a baixa velocidade, em terrenos pedregosos ou irregulares
Sand – otimiza as passagens de caixa e a entrega de potência de forma a progredir em areia e neve espessa
Mud/Ruts – para a máxima aderência no arranque e manter o veículo em andamento
Baja – define todos os sistemas para o rendimento máximo, permitindo velocidades elevadas em condução off-road.
A Nova Geração da Ford Ranger Raptor apresenta também o Trail Control™, o qual atua como controlo de velocidade (cruise control) para condução fora de estrada. O condutor apenas tem de selecionar uma velocidade definida inferior a 32 km/h e o veículo fará a gestão automática da aceleração e travagem, deixando que o condutor se concentre a sua atenção na condução em terrenos difíceis.
Em linha com o reforço das aptidões dinâmicas da Ranger Raptor, o seu visual, totalmente novo, tem como base o estilo arrojado e robusto da Nova Geração Ranger. Os guarda-lamas alargados e o desenho em “C” dos faróis realçam a largura da carroçaria; por sua vez o design arrojado das letras “F-O-R-D” na grelha e o imponente para-choques separado adicionam uma aparência mais musculada.
“Tudo o que foi introduzido na Ranger Raptor tem uma razão de ser”, declarou Dave Dewitt, diretor de designer exterior do Ranger Raptor. “Através desta linguagem, podemos expressar as competências e aptidões do Raptor através do seu visual”.
Os faróis Matrix LED, com luzes diurnas de LED, elevam o desempenho do sistema de iluminação da Ranger Raptor, passando a contar com luzes de curva preditivas, máximos sem brilho e nivelamento automático dinâmico de forma a proporcionar melhor visibilidade aos condutores da Ranger Raptor e aos outros utentes da estrada.
Os guarda-lamas albergam musculadas jantes de 17 polegadas, calçadas com pneus todo-o-terreno. Os respiradores funcionais, as funcionalidades aerodinâmicas e os degraus laterais, em alumínio fundido e aderente, ajudam a melhorar o visual e a funcionalidade da pick-up. Na traseira, as óticas de LED proporcionam um elo estético com a frente do veículo, enquanto o para-choques traseiro, em Cinzento Precision e com degrau e barra de reboque integrados, foi colocado numa posição elevada para não comprometer o ângulo de saída.
No interior, o tema estético mantém a tendência para enfatizar o desempenho off-road da Ranger Raptor, bem como a sua natureza enérgica. O habitáculo apresenta novos bancos desportivos dianteiros e traseiros, com design inspirado em aviões de combate, de forma a incrementar o conforto e oferecer mais apoio em curvas a alta velocidade.
As inserções em Orange Code no painel de instrumentos, nos revestimentos e nos bancos conjugam-se com a iluminação ambiente da Ranger Raptor, a qual inunda o interior com um brilho âmbar. O volante desportivo revestido a couro premium, com aquecimento, apoios para os polegares, marcação do centro e patilhas em magnésio para comando da caixa de velocidades, completa o toque desportivo.
Os ocupantes irão também beneficiar da mais recente tecnologia digital; o habitáculo high‑tech apresenta um painel de instrumentos totalmente digital de 12,4 polegadas e um ecrã central de 12 polegadas dotado da nova geração do sistema de conectividade e entretenimento Ford SYNC 4A® 4, o qual oferece, sem custos adicionais, compatibilidade wireless com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto™.5 Um sistema de som B&O® de oito altifalantes proporciona a banda sonora perfeita para cada aventura.
As raízes do nome Raptor estão na América do Norte. A Ford utiliza esta designação em pick-ups e veículos de trabalho de elevada performance desde a primeira geração da F-150 SVT Raptor, que foi otimizada para obter um elevado desempenho off-road. Em 2018, a Ranger Raptor, desenvolvida pela Ford Performance, alargou a “assinatura” Raptor a outros mercados globais, passando a alcançar um novo público europeu entusiasta de pick-ups todo-o-terreno com aptidões desportivas.
Mais recentemente, a Ford Performance anunciou o lançamento, na América do Norte, do SUV de elevado desempenho Bronco Raptor e da edição limitada Bronco DR (inspirado nas desert races norte-americanas). A Ford também comprovou recentemente as suas fortes credenciais em competição no agora eletrificado Campeonato do Mundo FIA de Ralis; o nove vezes campeão mundial Sébastien Loeb e a navegadora Isabelle Galmiche venceram o icónico Rali de Monte-Carlo com o Ford Puma Hybrid Rally1 da equipa M-Sport.
A novíssima Ranger Raptor dá continuidade a este legado, com um veículo construído para o efeito que proporciona um equilíbrio perfeito entre as tarefas diárias e um desempenho nunca antes visto numa pick-up com as dimensões da Ranger.
“Sabíamos que os clientes já estavam a contar com um nível de desempenho ainda maior na Nova Geração Ranger Raptor, mas não tenho a certeza de que estão totalmente convictos do enorme salto qualitativo que demos. É uma ‘pick-up’ extremamente divertida de conduzir e julgo que a sua ‘performance’ pura vai mesmo surpreendê-los”, concluiu Burn.