Suzuki Jimny 4x4

ARTIGO - ACTUALIDADE

Há cerca de 3 anos, a Suzuki retirou da Europa o Jimny por não conseguir oferecer um motor onde as emissões estivessem dentro dos limites de CO2 (173 g/km), impostos pela União Europeia.

Contudo e retirando os lugares traseiros a Suzuki voltou a reintroduzir de novo a versão de 3 portas, mas na versão de apenas 2 lugares, denominada “PRO”, contando com uma bagageira que chega aos 863 litros.  

O Suzuki Jimny Pro está disponível nos concessionários da marca a partir de 29.000 €, equipando o motor 1.5i, de quatro cilindros em linha, com 1500 cm3, atmosférico, debitando 102 cv e 130 Nm às 4000 rpm.

Este modelo caracteriza-se por um design icónico onde o capô plano, em conjunto com os cantos quadrados, facilita ao condutor a manobrabilidade do veículo e impedem que se perca visibilidade ao movimentarmo-nos por terrenos complicados ou irregulares. No interior do Jimny existem poucas coisas que distraiam da condução.

Contudo onde o Jimny se distingue dos seus demais adversários SUVs é na sua construção. Conservando o chassis em travessas de aço e longarinas soldadas, às quais se acoplam 2 eixos rígidos, suportados por molas helicoidais e amortecedores telescópicos. Além do mais conta com um sistema 4×4 parcial, que equipa caixa redutora, acionada por alavanca e um controlo de tração denominado All-Grip Pro. Este controlo de tração além de contar com controlo em descida é bastante eficaz nos cruzamentos de eixos. O sistema é pouco progressivo e atua com alguma agressividade provocando reações por vezes inesperadas. Saber conviver com estes detalhes permitirá ir longe fora de estrada neste modelo.

O Jimny Por apenas está disponível em duas cores: Verde Jungle e Branco Superior.

De série o Jimny já apresenta um equipamento de bom nível, oferecendo aos seus ocupantes:

  • Relógio digital;
  • Vidros elétricos Dianteiros;
  • Fecho centralizado;
  • Ar condicionado Manual c/ Filtro Anti-Pólen;
  • Indicador de mudança de velocidade; Rádio CD + MP3 + DAB com Bluetooth; Cruise Control;
  • Limitador de velocidade;
  • Tomada de corrente 12V;
  • Airbag Duplo SRS;
  • Cintos de segurança de 3 pontos com pré-tensores e limitadores de força;
  • Barras de absorção de impacto;
  • ABS+ESP+DSBS (Dual Sensor Brake Support);
  • Travagem de emergência autónoma;
  • Alerta de mudança de faixa;
  • Alerta anti fadiga;
  • Assistência de luzes de largo alcance;
  • Reconhecimento de sinais de trânsito;
  • Sistema de chamada de emergência eCall;
  • Controle de pressão de pneus (TPMS) e Bancos aquecidos.

Jimny 5 portas

De referir ainda que o Jimny de 5 portas já foi oficialmente apresentado na Índia. Esta versão longa – com mais 340 mm –  virá equipada com o mesmo motor 1.5, mas desta vez inserido num sistema mild-hybrid. Em termos de caixa, as opções são as mesmas do seu irmão mais pequeno: manual de 5 velocidades ou automática de 4.

O Jimny, como um verdadeiro todo terreno, possui excelentes valores e até referenciais para Todo-o-Terreno. De referir que equipado com pneus 195/80R15, a altura ao solo chega aos 21 cm, o ângulo de ataque é de 37º, o ventral de 28ª e ângulo de saída chega aos 49º (36º, 24º e 50º para a versão 5 portas). Sem dúvida muito apetecível para enfrentar os trilhos mais revirados e desafiadores.

Em jeito de resumo prova-se assim que é possível as marcas continuarem a ter nas suas gamas verdadeiros veículos 4×4 acessíveis, sem que isso acarrete abdicar de outras gamas ou modelos, encaminhando apenas os clientes para SUVs/Crossovers com diminutas capacidades offroad.

Obrigado, Suzuki!