O Novo Porsche 911 Dakar
ARTIGO - ACTUALIDADE
No passado dia 16 de novembro de 2022, no Los Angeles Auto Show, a Porsche apresentou ao mundo mais uma variante do icónico 911: o novo 911 Dakar.
O modelo exclusivo, limitado a 2.500 unidades, não só mostra que não há limites para a plataforma do Porsche 911, como também nos leva de volta ao passado, àquela vitória da Porsche no Rally Paris-Dakar de 1984 com um 911 altamente modificado.
Nos últimos tempos, vimos ressurgir o gosto pelo todo-o-terreno e entrada em voga do Overland. Estas tendências, aliadas ao domínio dos SUV, não passaram despercebidas às marcas. A Porsche, já com uma oferta TT q.b., na forma do Cayenne, levou agora ao extremo o 911, numa tentativa de cativar amantes da mobilidade, colecionadores e pilotos independentes de Rally/Rally Raid e bem como uma forma de lembrar os tempos passados.
Para prestar homenagem a esse feito de engenharia e fortitude física e mental, e apelar às nossas memórias de infância, este novo 911 Dakar pode ser configurado com um pacote de extras denominado “Rallye Design Package”. Tudo o que resta para fazer o seu próprio Paris-Dakar é escolher a rota e dar à chave.
Pronto para surpreender
A edição Dakar deste 911 (992), contempla uma amálgama de componentes retirados de outras versões do 911 e de alterações desenvolvidas especificamente para este modelo.
O projeto é iniciado com o chassis do Carrera 2, ao qual é acoplado o conjunto motor/transmissão do Carrera GTS, com apoios de motor ativos do GT3. A tração fica a cargo do sistema integral e a direção é auxiliada pelo novo eixo traseiro direcional.
Os dois adicionais modos de condução, Rallye e Offroad, controlam a distribuição de potência, favorecendo o envio da mesma para o eixo traseiro e a (nova) suspensão, permitindo subi-la em 50 mm, com a opção de 30 mm adicionais para situações extremas, totalizando uma subida de 80 mm face ao modo normal.
Introduzido também no 911 Dakar é o modo Rallye Launch Control, desenvolvido especialmente para arranques em superfícies soltas e que permite até 20% de derrapagem das rodas para o melhor agarre possível fora de estrada.
A parte inferior do 911 Dakar é coberta por placas metálicas – alumínio à frente, aço atrás e nas laterais – para proteção dos componentes vitais.
O look é completo por uma asa traseira fixa e cavas das rodas alargadas, para comportar um conjunto de pneus Pirelli Scorpion AT Plus em jantes 19 ou 20.
Os mais aventureiros podem contar com uma armação de tejadilho com faróis adicionais e espaço para transportar o que considerarem essencial para partir à descoberta.
Características Técnicas
– Potência: 480 CV
– Binário: 570Nm, entre as 2.300 e 5.000 rpm
– 0-100: 3,4s
– Velocidade máxima: 240km/h
– Peso: 1.605 Kg
– Ângulo de ataque: 14,2º
– Ângulo ventral: 16,2º
– Ângulo de saída: 16,4º
– Altura máxima ao solo (modo Offroad): 161mm
– Consumo/Emissões: 11.3 L/100 (WLTP)
Preço
A partir de 265.339,00€