Novo Dacia Duster. Melhor que nunca!

ARTIGO - ACTUALIDADE

Dacia Duster – A nova 3ª Geração

Com mais de 2 milhões de utilizadores nas gerações anteriores, a nova e terceira geração do Duster é a continuação de uma história de sucesso do icónico modelo da Dacia.

Com um novo design mais robusto e assertivo, assenta numa nova plataforma denominada de CMF-B e que permite oferecer também soluções eletrificadas.

Numa primeira impressão é percetível que a marca decidiu jogar arrojado e efetuou bastantes alterações no seu modelo. É tudo novo, exceto o que mais importa – o Duster continua a ser um SUV de caracter familiar que oferece provavelmente uma das melhores relações qualidade/preço do seu segmento.

As mudanças face ao modelo de 2017 são bastante visíveis, exteriormente embora não apresente dimensões muito diferentes, é facilmente percetível que o novo design transmite um ar mais sólido e robusto. Para os interessados em aventura a distância ao solo entre eixos é generosamente de 209mm na versão 4×2 e de 217mm na versão 4×4, e os seus ângulos de ataque, saída  e ventral estão também melhores, apresentado 31º, 36º e 24º respetivamente.

As placas de proteção dianteiras e traseiras são tingidas à cor diretamente na massa, ou seja, o plástico já vem colorido quando é injetado para fazer a peça. Como não utiliza tinta significa que os riscos e arranhões nesta zona não alteram em demasia a cor original.
Os cantos dos para-choques e cavas das rodas também não foram esquecidos, e são em materiais mais resistentes às aventuras.

O seu comportamento dinâmico foi melhorado e otimizando com as barras estabilizadoras. Há uma redução significativa do rolamento da carroçaria (menos 21% no 4×2), o que se traduz numa maior estabilidade em curva ou nas mudanças de direção.
A versão 4×4 beneficia também de menos 17% no rolamento para uma maior eficácia em todos os tipos de estradas, mas esta maior rigidez do chassis é compensada durante a condução todo-o-terreno por um novo sistema de gestão eletrónica. Portanto fique descansado, o novo Dacia continua a ser um dos melhores SUV 4X4 do seu segmento em o todo-o-terreno, em especial se souber que as definições de amortecimento, a relação de caixa de velocidades e a configuração da direção foram melhoradas também.

E porque falámos de eletrónica, o novo Duster 4×4 equipa uma transmissão às quatro rodas (chamada de Terrain Control) que inclui cinco modos de condução selecionáveis desde o interior.

Auto: Onde a transmissão distribui automaticamente a potência entre os eixos dianteiro e traseiro de acordo com a aderência das rodas e a velocidade;

Neve: otimiza a trajetória em estradas escorregadias com configurações específicas de ESC e antiderrapagem;

Lama/Areia: para terrenos instáveis;

Off-Road: Para desempenho superior em terrenos difíceis. Muito semelhante ao modo 4×4 Lock do Duster atual, mas com a vantagem adicional de distribuir o binário de forma automática e otimizada para as rodas dianteiras e traseiras de acordo com a aderência e a velocidade;

Eco: otimiza o consumo de combustível regulando o ar condicionado e o desempenho do veículo. Otimiza ao máximo a distribuição do binário entre os eixos dianteiro e traseiro para limitar o consumo de combustível e, ao mesmo tempo, adaptar-se à aderência da estrada;

Possui ainda Hill Descent Control, que é especialmente útil para descidas em terrenos acidentados e encostas íngremes. O sistema aciona os travões para manter a velocidade do veículo sob controlo (com base na velocidade de entrada definida pelo condutor) entre os 0 e os 30 km/h e entra em ação independentemente da mudança selecionada.

O novo ecrã central de 10,1, numa posição central elevada, apresenta durante a condução fora de estrada uma variedade de informações úteis incluindo inclinação lateral, ascendente, descendente, e distribuição de binário aos eixos dianteiro e traseiro (se for uma versão 4×4).E se a versão escolhida tiver também equipada com a câmera Multiview, é possível ver no ecrã os obstáculos que se adivinham em 360º.

A nível de versões e preços, a Dacia apresenta neste momento como entrada de gama a versão Essencial, com transmissão 4×2 e motorização EGO-G 100 Bi-Fuel desde 19150€.

A versão mais barata com transmissão 4×4, é a Expression e equipa com motorização TCe 130 Mild Hybrid. Preços desde 24750€.