Toyota Mega Cruiser
ENSAIO - VIATURA ORIGEM
O Toyota Megacruiser, sim é mesmo MEGA Cruiser e não Land Cruiser, é a par do Hummer H1 e do Lamborghini LM002 dos jipes mais peculiares que alguma vez foram construídos.
Numa primeira abordagem é possível confundi-lo com o Hummer H1, dado que usam soluções técnicas muito idênticas mas com interpretações próprias de cada uma das marcas. Lançado em 1995, concorria diretamente com Hummer H1.
Deriva de uma versão militar usada pelo exército japonês e foi descontinuado em 2001. Com cerca de 3000 unidades fabricadas, torna-o, num dos modelos mais exclusivos da marca e especificamente dentro da reputada gama todo terreno onde está no topo da pirâmide. Apesar do tamanho exterior C 5090 x L 2170 o espaço interior não é abundante e apesar dos 6 lugares existentes apenas 4 deles são verdadeiros lugares. Isto porque o motor e transmissão invadem por completo o habitáculo na zona central e os passageiros ficam sentados nas laterais dessa estrutura. O objetivo é o de ter uma altura ao solo imbatível que chega neste caso aos 420 mm de série. Para isto contribuiu também o uso de eixos pórticos, em que o semi-eixo ataca a manga de eixo na parte superior e depois através de um mecanismo de carretos é transmitido o movimento ao cubo da roda. Equipa pneus Mud-Terrain medidas 37 x 12,50 R 17.5, do tipo runflat, estando também disponível um sistema de controlo da pressão dos pneus traseiros a gosto do condutor.
Entre as soluções peculiares existentes neste modelo, conta também com travões de disco ventilados inboard nas 4 rodas, que estão aplicados junto às pinhas dos diferenciais. Contava com suspensão independente nos 2 eixos do tipo double wishbone, contando com barras de torsão como elementos elásticos.
Contudo onde realmente se destacou foi ao implementar um sistema de direcção nas 4 rodas que permitia uma manobrabilidade digna de registo. Algo que hoje em dia começa a ser comum a alguns veículos, inclusive TT, mas que em 1995 era realmente algo inovador no mundo dos 4×4.
Equipava um motor Turbo-Diesel Intercooler de 4.100 cc, 4 cilindros, que debitava 150 cv e produzia um binário de 382 NM logo às 1800 rpm. Tendo em conta os motores diesel existentes nos modelos Land Cruiser de 6 cilindros, este 4 cilindros, com código interno 15B-FTE parece uma solução desajustada, contudo é uma solução igualmente aplicada na Toyota Dyna / Hino Dutro e Toyota Coaster (Bus). Este motor já contava com injecção direta electrónica, 4 válvulas por cilindro e tinha uma configuração OHV, onde a árvore de cames não está na cabeça do motor mas numa zona lateral inferior, sendo as válvulas atuadas por umas hastes, também conhecido por motor pushrod. Sistema muito utilizado nos V8 americanos e em camiões diesel pela sua maior fiabilidade e menor impacto em caso de avaria do mecanismo. Ou seja à prova de bala como é reputação da marca. De salientar a posição do radiador inclinada de modo a não comprometer o ângulo de ataque.
A nível de transmissão contava com uma caixa automática da Aisin de 4 velocidades + caixa redutora, 4×4 permanente e 3 diferenciais bloqueáveis.
A nível de ângulos TT contava com 49º de angulo de ataque, 45º de angulo de saída e 33º de angulo ventral. O pneu suplente estava alojado no exterior num suporte específico que equipava um pequeno guincho manual para baixar e subir a roda, dado o seu tamanho e peso.
Podia carregar até 600 kg de carga útil e tinha um depósito de 108 litros. O preço na atura rondava os 90.000 €. Contudo foi vendida em leilão em 2022 uma unidade a $ 310.000.
Sem dúvida, uma viatura exótica surpreendente e um HEAVY DUTY do Todo Terreno, que só podia ter sido produzido por uma marca como a Toyota com um historial invejável no campo dos veículos todo terreno e não só.
Sonhar não custa …
Ficha TéCNICA
Preço em novo: 42000€
MOTOR
Código Técnico: TD50
Combustível: Gasoleo
Tamanho: exemplo
Aspiração: exemplo
Distribuição: exemplo
Injeção: exemplo
Potência: exemplo
Binário: exemplo
PRESTAÇÕES
0-100: exemplo
100-0: exemplo
Consumo: 10 L/100
DIMENSÕES
Comprimento: 5 metros
Largura: 220 cm
Altura: 180 cm
Peso: 2800 kg
Capacidade de vau: 50 cm
Ângulo estrada: 40º
Ângulo ventral: 40º
Ângulo saída: 40º
Capacidade de reboque: 3500 kg
TRANSMISSÃO
Acionamento: exemplo
Nº de marchas: exemplo
Nº de rodas motrizes: exemplo
Diferenciais: exemplo
SUSPENSÃO
Acionamento: exemplo
Nº de marchas: exemplo
Nº de rodas motrizes: exemplo
Diferenciais: exemplo
DIREÇÃO
Exemplo
CARROÇARIA
Exemplo
ELETRÓNICA
TCS, HDS, AC, CC
SEGURANÇA
Passiva: exemplo
Ativa: exemplo