Fafe à Borralha - Na Senda do Rally
TRACKS
Tipo de Piso: 30% alcatrão / 70% offroad
Dificuldade: Fácil/Moderado
Distância: 133Km
Tempo despendido: Dia Completo
Tipo de Piso: 30% alcatrão / 70% offroad
Dificuldade: Fácil
Distância: 75Km
Duração prevista: Meio dia
Mesmo para aqueles que não acompanham o rally, quem nunca viu um dos míticos saltos que tão bem caracterizam esta prova automobilística em Portugal?
A Serra de Fafe oferece isso e muito mais, e o melhor de tudo, é que muitos dos seus caminhos são acessíveis. Portanto, decidimos fazer-nos à estrada, perdão, aos seus trilhos e conhecê-la um pouco melhor.
Iniciando o percurso após visitar a cidade de Fafe, o percurso afasta-se da mesma pela zona industrial e faz-se subindo rumo às eólicas e à Ermida da Nossa Senhora da Guia e daqui em diante faremos os mesmos caminhos da prova rumo a norte.
A vista será desafogada, e passaremos também por alguns dos seus locais reconhecidos (vários pontos marcados no trilho).
De passagem por Lagoa, apanharemos um pouco de alcatrão para depois cortar novamente à esquerda para acesso à Albufeira do Ermal. O caminho aqui poderá não ser tão rápido, mas continua acessível e a vista durante a descida vale tudo.
Visitaremos a praia fluvial do Ermal, contornaremos a sua albufeira contemplando as suas serenas águas, e rumaremos mais uma vez para norte, desta vez com o próximo destino na Serra da Cabreira e no miradouro do Talefe a 1262 metros de altitude.
Se o início se revela de rápida progressão, a ascensão final até ao Talefe revela-se mais morosa devido ao seu piso maioritariamente rochoso.
Aproveitem também para parar, e conhecer a nascente do Rio Ave.
Daqui em diante o caminho será um caminho rural rolante, com o destino final nas emblemáticas Minas da Borralha.
Bons trilhos.
Notas:
! Trilho passa em vegetação densa. Existirá riscos na pintura !
! Respeite os terrenos e não saia dos trilhos !
! Não circule em terrenos onde a circulação esteja explicitamente proibida !
! Respeite a Natureza e os Animais !