Acessórios básicos a levar no vosso TT
ARTIGO - DICAS
![](https://espiritott.pt/wp-content/uploads/2021/04/thumbs_acessorios_basicos.jpg)
└── Clica na imagem para veres em versão vídeo
A lista de acessórios que podemos levar no nosso todo-o-terreno pode ser muito longa, e francamente, assustadora! No entanto, esta parafernália tem muito a ver com a capacidade de responder aos imensos “azares” que nos podem acontecer fora de estrada, e quanto mais afastados da civilização andarmos, maior vai ser a quantidade de tralha. Sejamos sinceros, há mesmo muita coisa.
No entanto, e para simplificar a vida a todos, aqui aplicamos a nossa experiência pessoal adquirida num conjunto bem volumoso de anos de off-road e alguma pesquisa para vos trazer a lista dos acessórios verdadeiramente básicos, essenciais, e de certo modo, acessíveis, que todos devemos carregar no nosso todo-o-terreno.
Esvaziador de pneus
Não há volta a dar. Para quem quer andar fora de estrada, é uma ferramenta essencial. Um pauzinho ou uma caneta podem fazer o serviço, mas boa sorte para arranjar paciência para tirarem uns décimos de bar aos quatro pneus! Pensa nisto. uma redução na pressão de 25 a 30% pode significar em muitos casos um aumento da capacidade do pneu gerar tração em superfícies moles de mais do dobro daquela que teria com “pressões de estrada”. Areia, lama, neve, mais moldagem à forma das rochas, mais conforto, em todas estas situações baixar a pressão dos pneus, sempre dentro da margem de segurança dos mesmos, significa muitas vezes a diferença entre a necessidade de desatasco ou um passeio prazeroso.
Material de Resgate
Aqui vamos falar de alguns mesmo essenciais, e básicos, e outros menos básicos mas também importantes. Vamos dividir por pontos e explicar um pouco em que consiste cada um:
• Manilhas: aqui vamos falar do tipo rígido (metal), apesar de também existirem umas mais modernas em fibra (mais seguras, mas também bem mais caras). É importante, se puderes, teres duas das de forma de ferradura (típicas), e outra em U, para carros com engates mais pequenos. Atenta sempre no calibre das mesmas, recomendamos pelo menos sempre 3T, e se possível, nas normais, 4,75T.
• Cinta: uma boa cinta, não elástica, com pelo menos 4m pode ser muito útil, tanto para o desatasco em sim (cautela, não é para ser usada “ao esticão”), como no caso de precisares de utilizar um guincho, funcionar para abraçar um ponto de ancoragem (uma árvore por exemplo). Também aqui a resistência é importante, umas 10T pelo menos, se bem que nós apontamos sempre para as 14T.
• Cinta cinética: faz o trabalho da cinta, mas a sua capacidade elástica permite usar também em modo “esticão”. Atenta sempre na resistência!
• Luvas: básico, para protegeres as mãos seja o que for que vás fazer.
• Pá: também básico. Dá sempre jeito para arranjar espaço para o diferencial, para escavar em volta das rodas, ou para aviar aquele tipo que está a mandar demasiados bitaites.
• Serra de mão: dão um jeitaço quando temos no caminho uma árvore caída que nem é muita grande ou pesada, mas está num ângulo estranho ou presa em algo, e facilmente com algum trabalho se corta do caminho. Também dá jeito para remover uma parte de um ramo que se tenha alojado algures entre uma longarina ou uma travessa, e cortando o excesso já dá para seguir viagem sem conserto.
Material de uso geral
Nesta secção abordamos alguns essenciais, uns mais outros menos, que deves também ter contigo. Em primeiro lugar, vamos abordar as “ferramentas”.
• Chave de rodas extensível: quanto mais extensa, menos força temos de fazer.
• Macaco hidráulico “tipo garrafa”: se o teu macaco de origem é dos de dar à manivela, isto é mesmo um essencial. Poupa o tempo, forças e paciência. Atenta na altura necessária e tonelagem do mesmo, arranja uma tábua robusta para fazer de base, e ganhaste um amigo para a vida.
• Cabos de bateria: mais um essencial. Não queres ser aquele que não passa do ponto de encontro do passeio porque a bateria te pregou uma partida. Tanto te safam a ti, como ainda podes ganhar uns amigos a safar os outros. Compra uns de qualidade, quanto maior a secção dos mesmos melhor.
• Mala de ferramentas: sejas mais ou menos habilidoso, que nunca fiques mal porque te falta uma chave de fendas. Procura um kit compacto que tenha ferramentas multi-uso. Não vais ser um mecânico do mato, mas há pequenas coisas que qualquer um pode ter de fazer e que são de resolução simples.
• Abraçadeiras metálicas e plásticas: apesar de terem usos sobreponíveis, as metálicas são sempre mais adequadas para fixar um tubo de admissão de ar, enquanto que as plásticas como SOS também fazem o trabalho…mas não é a mesma coisa.
• Kit de fusíveis: as caixas de fusíveis dos carros já costumam trazer uns suplentes, mas convém ir verificando, especialmente se o teu todo-o-terreno não veio ao mundo na tua mão.
• Fita-cola “americana” e fita isoladora: diz o ditado que com a fita-cola cinzenta se pode fazer uma casa. Não iríamos tão longe, mas resolve muitos problemas. Desde segurar peças plásticas no lugar (uh-oh um ramo que se meteu numa aba…) a reparar algumas quebras. A fita isoladora dá sempre jeito para re-isolar algum fio que tenha sofrido danos no seu isolamento.
• Folhas de lixa de gramagem variada: principalmente para tratar contactos da bateria caso se lembre de pregar partidas. Não sendo dos mais essenciais, o seu volume e peso é tão baixo que até ensanduichadas na caixa de ferramentas podem ir.
• WD40: o líquido dos mil usos, maior amigo dos mecânicos e “todo-o-terrenistas”. De auxiliar no desaperto de um parafuso apertadíssimo, a solvente de alguma gordura num sítio indesejado, é efetivamente um essencial.
Acessórios generalistas
Nesta secção abordamos a amalgama de material que deves ter, para os mais variados usos. Vamos começar pelo mais simples.
• Alicate multi-usos: há quem lhe chame canivete suíço, mas nós preferimos o famoso “Leatherman”. Alicate, chave de fendas, faca…já percebeste a ideia.
• Cintas de carga de aperto e elásticas: a sua utilidade é inestimável. Como é que vais segurar a tralha toda que falamos até agora? E já agora, coloca tudo numa caixa com tampa. Atenção à segurança!
• Adaptador USB de isqueiro: pensa nisto. Estás no alto da Serra de Arga, rebentaste dois pneus a 50m da estrada e não tens bateria no telemóvel para chamar ajuda. Agora vai lá comprar.
• Lanterna: fazer todo-o-terreno à noite não é coisa para pessoal pouco experiente ou sozinho, mas a lanterna também não é para isso. Desde verificar a parte debaixo do carro ao compartimento do motor, não faltarão momentos em que de dará jeito. Sim, sabemos que o teu telemóvel tem uma lanterna. Estás assim tão confiante na sua resistência para arriscar deixá-lo cair na lama enquanto olhas para o teu eixo assente?
• Kit de primeiros socorros: arranja um razoável de compra, junta-lhe uns essenciais do tipo paracetamol, ibuprofeno, loperamida, domperidona e uns sais de frutos, e está feito. Pelo menos para as voltinhas por Portugal.
• Compressor: já aqui falamos de tirar ar dos pneus. Na verdade, quando voltas à estrada ele deve ser reposto o mais rápido possível. Se é verdade que em Portugal há uma bomba de gasolina quase em cada esquina, haverá locais onde isso não é bem verdade, e sempre se poupa os pneus.
• Extintor: do tipo A/B/C pelo menos. Tem sempre atenção à data. Não é um brinquedo e deve ser usado com respeito, estando sempre à mão para ser utilizado rapidamente em caso de necessidade. Familiariza-te com as instruções ANTES de teres de o usar.
E assim terminamos a lista dos nossos acessórios básicos. Parece muito, mas na verdade, muitas das coisas provavelmente até terás lá por casa. Quanto ao resto, vai investindo com calma e ponderação. Por exemplo, visto que nunca se deve andar sozinho, se o teu colega tiver cintas, podes deixar essa aquisição para mais tarde. Arranja um parceiro mais frequente, e até podem combinar as coisas que vão adquirindo, para suavizar o tombo.
Bons trilhos, sempre com Espírito TT.
E não te esqueças, o todo-o-terreno pode ser para todos!